Natasha Samko home page  >  Book project

English   

"Sobre uma viagem maravilhosa de um ursinho engraçado, Jó-Jó
ás ilhas da Matemática "

ou

Cartilha de Matemática para crianças

Quando o meu filho tinha três anos, perguntou-me: "Mamã, porque é que há palavras interessantes e palavras desinteressantes?" Para explicar a sua pergunta, enunciou alguns objectos ao nosso redor e disse que estas eram palavras interessantes, enquanto outras palavras que nos ouvia dizer, tais como " integral", "função" não tinham interesse nenhum. Hoje, é o Doutor em Matemática Aplicada e Informática.

O meu filho sempre me surpreendeu pelo seu comportamento inteligente, pensamentos profundos e expressões interessantes.

Tenho imensa pena das crianças que sofrem ao longo da sua escolaridade por causa de Matemática. Para algumas crianças é um grande complexo, começam mesmo a acreditar que é impossível entender matemática, que é só para uns poucos com um talento especial, e aceitam o facto como inevitável.

Na minha qualidade de professora de Matemática com uma longa experiência de ensino, e não só na Rússia, conheço perfeitamente as dificuldades no ensino da Matemática que têm origem em problemas da educação das crianças desde a sua infância.

Gosto de falar com as crianças. Têm uma atitude tão dinâmica pelos 3-5 anos de idade! É a melhor altura para descobrirem noções novas. O seu espírito é como uma esponja, há que aproveitar para o encher em previsão do futuro.

Todas as coisas com que convivemos na nossa vida de todos os dias tornaram-se desde a nossa infância mais ou menos correntes, de maneira que nos habituámos a lidar com elas.

É evidente que os pais estão demasiado absorvidos com as suas ocupações várias e são em geral incapazes de inventar meios especiais para ajudar os filhos a desenvolver maneiras particulares de pensar, em especial de pensar a Matemática. Oiço com frequência os pais falarem destes problemas, e eles precisam realmente de ajuda.

Um bom livro, muito especial, poderia ser uma real ajuda. Ler e discutir tal livro com a criança, que seja um verdadeiro prazer, é um magnífico meio para tornar familiares noções de Matemática, desde a infância.

Para realizar tal projecto, escrevi um livro com o objectivo de realmente ajudar as crianças a darem os seus primeiros passos em Matemática e também para fornecer aos educadores uma base para ensinarem os filhos.

É frequente ouvir os pais de crianças que começam a aprender as primeiras noções de Matemática, que gostariam de as ajudar, mas que não sabem como fazê-lo. Esta é uma das razões que me levou a escrever este livro.

O livro que preparei foi concebido como um livro familiar, para ser lido aos pequeninos com uma idade entre os 4 e 5 anos, com o objectivo de moldar um modo especial de pensar que promova o desenvolvimento de lógica matemática e o estímulo por um interesse permanente em conhecimentos novos.

O plano do livro é baseado numa viagem dos personagens principais às ilhas das Matemáticas, como eu as chamo. Todas as conversas dos personagens ocorrem na forma de diálogos: uma questão é desenvolvida de maneira lógica e a resposta é sugerida na forma de uma explicação lógica clara.

Concebido para pequeninos, o livro é ricamente ilustrado e ao mesmo tempo a apresentação é baseada num tratamento consistente e detalhado dos fundamentos de aritmética e da geometria.

Esta característica do projecto faz também deste livro um guia para os alunos das primeiras classes da escola primária.

O livro foi escrito com amor pelas crianças e o desejo de estimular o sucesso nos seus estudos.

A minha abordagem é baseada no estímulo do interesse por novos conhecimentos e no sentimento de vitória, como resultado da compreensão de um novo conhecimento, que funciona como estímulo para novos estudos.

O volume do meu livro ilustrado corresponde a cerca de 150 páginas em MS Word (tamanho de fonte:14).

São consideradas em detalhe as seguintes noções matemáticas:

Neste momento, o livro existe na forma de ficheiro em computador em MS Word com todas as ilustrações.

O projecto do livro foi apresentado a um auditório internacional de matemáticos na Conferência FSORP-Madeira, 2002 (Factorização, Operadores Singulares e Problemas Relacionados, Janeiro 28 - Fevereiro 1, 2002, Funchal, Madeira, (ver http://fsorp.digiways.com na Internet). O projecto obteve uma apreciação elevada da parte dos colegas.

 Natasha Samko home page  >  Latest project